Risco silencioso

Consumir alimentos ricos em cálcio e fazer atividades físicas são práticas essenciais na prevenção da osteoporose.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea, gerando diminuição do cálcio. Em geral, ela é silenciosa e não causa dor ou incômodos até que ocorra a primeira fratura, que normalmente acontece quando o osso está fraco – e o acidente pode ocorrer mesmo diante do mínimo esforço. As lesões mais comuns se localizam no punho, coluna, quadril e fêmur. Depois do avanço da doença, a pessoa pode sofrer dores crônicas, deformidade, encolhimento e fraturas vertebrais, que resultam em disfunções gástricas e respiratórias. De acordo com o a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose se manifesta em uma a cada três mulheres, e um a cada cinco homens com idade superior a 50 anos. De acordo com a entidade 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença. No caso das mulheres, a osteoporose se instala, na maior parte das vezes, após a menopausa, por conta da produção deficiente de estrógeno.

Mas esse não é o único fator de risco. O ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e coordenador da Comissão de Campanhas da mesma entidade, explica que pessoas com pele branca, histórico familiar de osteoporose, vida sedentária, que fumam ou bebem fazem uso de medicamentos como anticonvulsivantes, hormônio tireoidianos, glico-corticoides e heparina, têm doenças como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma e ingerem baixas quantias de cálcio e vitamina D são mais suscetíveis ao problema.

DIAGNÓSTICO

Righesso informa que o diagnóstico doença é realizado por meio de exames específicos. “O aspecto ósseo na radiografia pode evidenciar a perda do cálcio em virtude do aspecto mais ‘poroso’ dos ossos, mas o diagnóstico é feito por meio da dosagem sanguínea do cálcio ou pelo exame de densitometria óssea, capaz de quantificar a perda da massa óssea conforme a faixa etária”, aponta.

SOL E ALIMENTAÇÃO

Além de uma boa dieta, que seja equilibrada e inclua alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, assim como vegetais verde-escuros, como o brócolis e o espinafre, o sol é fundamental para a reposição da vitamina D, que auxilia na absorção do mineral pelo organismo. Para tanto, a indicação é a exposição solar sem protetor, principalmente na face, membros superiores e tronco, por 15 minutos diários, pelo menos três vezes por semana. O horário de sol mais indicado é das 8h às 10h da manhã e após as 16 horas, quando os raios solares são menos agressivos a pele.

ATIVIDADES FÍSICAS

Caminhadas, corrida, natação, passeios de bicicleta, exercícios funcionais, pilates, hidroginástica, yoga e exercícios com peso são importantes para a manutenção da saúde e fortalecimento dos ossos, assim como para a melhora no reflexo, evitando quedas e fraturas.

TRATAMENTO

Embora não exista cura para a osteoporose, a doença pode ser controlada para melhorar a qualidade de vida do paciente. “Alimentação rica em cálcio, prática regular de exercícios e reposição medicamentosa ainda são as bases do tratamento”, assegura Righesso Neto. Além dos medicamentos prescritos pelo especialista, suplementos de cálcio ou vitamina D também podem ser indicados na luta contra a osteoporose.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão