O poder relaxante da massagem

Além de proporcionar um momento agradável, ela ajuda a combater problemas de saúde

Se você é daquelas que acreditam que massagem só traz benefícios estéticos, já pode começar a mudar seus conceitos. Além do relaxamento, o poder do toque na pele é capaz de proporcionar melhorias na saúde do corpo e da mente. De maneira geral, a massagem fortalece o sistema imunológico, combate o estresse e aumenta a dopamina no corpo, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.

Existem várias técnicas de massagem. No entanto, todas utilizam a força e a pressão para estimular músculos, tendões, ligamentos e articulações. Ela pode se concentrar em um único local ou todo o corpo, usando apenas as mãos ou com o auxílio de pedras, velas, bambus ou outros instrumentos. A mais conhecida é a relaxante, que tem como principal objetivo proporcionar um momento de descanso e tranquilidade.

A IMPORTÂNCIA DAS MÃOS

A massagem também pode ser uma forma de terapia, ajudando a tratar diversos problemas de saúde e a melhorar a qualidade de vida. Há muito se sabe que ela controla o estresse, diminui a ansiedade, melhora a circulação sanguínea, alivia a tensão e as dores musculares. Ser massageado diminui a pressão arterial, estimula o sistema intestinal, fortalece o sistema imunológico, elimina toxinas e resíduos metabólicos. Além disso ainda existem as massagens estéticas, como a drenagem linfática, anticelulite e modeladora.

Uma das vantagens da massagem é que ela pode ser feita em pessoas de todas as idades. Na Índia é muito comum a prática da Shantala, um tipo de massagem que ajuda a acalmar o bebê, alivia as cólicas e melhora o desenvolvimento motor. Nos idosos, ela ativa a circulação, auxilia na mobilidade e diminui o desgaste dos músculos.

Existem muitos casos em que a massagem é contraindicada e pode agravar o problema. Se você estiver sentindo dores pelo corpo, a melhor opção é sempre consultar um médico. É ele quem vai identificar a causa do problema e dizer se a massagem pode ou não trazer benefícios para a sua saúde.

Benefícios

> Melhora a circulação;

> Elimina os inchaços;

> Alivia a tensão muscular;

> Ameniza a sinusite;

> Diminui o estresse e ansiedade;

> Melhora as dores nas costas;

> Melhora as dores no corpo;

> Combate a depressão;

> Combate a insônia.

Saiba como aliviar o estresse do dia a dia

Antes de iniciar a massagem, retire anéis, pulseiras e relógios. Prefira sempre fazer a massagem no chão, em cima de um tapete ou colchonete. Escolha um óleo perfumado, diminua a iluminação e coloque uma música bem suave para deixar o clima relaxante. Lembre-se de usar toda a mão e de sempre seguir a direção dos músculos.

  1. Com as mãos em forma de V, deslize pelas costas da pessoa da cintura até o pescoço.
  2. Dedique uma atenção especial aos ombros. Massageie bem esta região para aliviar as tensões.
  3. Sem aplicar força, faça círculos com os polegares ao redor de toda a coluna vertebral.
  4. Use a lateral da mão para bater com firmeza, mas sem machucar, nas costas da pessoa.

 

Fonte: Revista Ofertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.