6 hábitos que você deve abandonar antes de dormir

Investir em rituais relaxantes e evitar estímulos para a mente ajudam a adormecer mais rapidamente, com qualidade

 

Toda noite, o cenário é o mesmo: você troca de posição na cama, olha o celular, mas o sono não vem. Todos nós já vivenciamos episódios isolados como este, de dificuldade para dormir. O problema é quando as noites insones se tornam uma frequente, prejudicando diferentes aspectos da rotina, passando por indisposição até transtornos psicológicos.

 

O primeiro passo para conseguir dormir mais e melhor é prestar atenção aos fatores que precedem o momento do sono. Será que você não está estimulando demais a mente ou pulando etapas importantes para conseguir, de fato, descansar? Separamos alguns hábitos, na lista abaixo, que você deve abandonar para ter um sono reparador. Saiba mais:

 

Celular e televisão

Quantas vezes você já se pegou sem sono na cama e resolveu dar aquela olhadinha no celular só para voltar a dormir? O mesmo vale para assistir a um filme ou jogar videogame, por exemplo. O grande problema é que atividades como estas, que são extremamente estimulantes, podem aumentar o grau de excitação e atividade do cérebro, prejudicando o adormecer natural do organismo.

 

Antes de ir para a cama, portanto, a dica é se desconectar do mundo virtual, diminuir a intensidade da luz e investir em hábitos mais relaxantes do que estimulantes, como fazer uma leitura tranquila, meditar ou preparar um chá. Também evite ficar na cama sem sono, o que pode piorar a insônia: se sentir essa dificuldade, levante e fique um tempo na sala, por exemplo, até o sono vir naturalmente, sem estresse.

 

Refeições pesadas

À noite, o ideal é optar refeições leves e equilibradas. Comidas gordurosas e em grandes quantidades podem prejudicar o processo de digestão e, consequentemente, afetar o sono. O extremo oposto, ou seja, ir para a cama com fome, também não é indicado, já que você corre risco de ficar ainda mais agitado e desconfortável. Um lanche leve antes da hora de dormir já é suficiente para um sono de mais qualidade.

 

Sem hora para dormir

Você costuma dormir e acordar em horários muito diferentes, sem uma rotina fixa? Talvez seja o momento de mudar esse hábito. Tente, no começo, estabelecer um horário fixo para dormir, de modo que você consiga descansar em torno de 7h a 8h por noite. Isso é importante porque o nosso corpo precisa de uma “rotina de sono”.

 

Dormir sempre no mesmo horário, dentro de uma rotina regrada, faz com que o corpo entenda quando é o momento de desligar, gastando toda a energia disponível até o momento de ir para a cama. Isso diminui as chances de insônia durante a madrugada e também faz com que o corpo recupere as energias de forma mais eficiente. Resultado: mais disposição e energia no dia seguinte.

 

Ambiente agitado

O sono também é um reflexo do ambiente que você escolhe para descansar. Por isso, vale a pena criar uma atmosfera relaxante no quarto, para que o sono venha aos poucos e com muita qualidade. Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados, luz acesa e outros fatores externos estimulantes, para não ?confundir? o organismo e deixá-lo ainda mais agitado ao se deitar.

 

Deixar as janelas e cortinas fechadas também ajuda a dormir melhor, já que a luminosidade do ambiente é um detalhe importante para prevenir noites insones. O corpo – e também o sono – são regidos pelo ciclo circadiano, que leva em conta os períodos diurno e noturno. Além disso, um dos hormônios ligados ao sono, a melatonina, é melhor produzida durante descanso, o que reforça a importância de silêncio e pouca luz no quarto.

 

Pular a etapa de higiene

Rituais são muito importantes para garantir um sono de qualidade, como falamos acima. Ir para a cama no mesmo horário, fazer uma leitura tranquila e diminuir as luzes são alguns exemplos. Além disso, a higiene do corpo, como um todo, também é importante, já que traz mais conforto e bem-estar para o momento de descanso. Por isso, um banho relaxante e cuidados com a saúde bucal devem fazer parte do seu ritual pré-sono.

 

Após uma refeição leve, não se esqueça de escovar corretamente a cavidade oral com um creme dental completo para as suas necessidades, como o novo Colgate Total 12. Ele ajuda a prevenir cáries e cavidades causadas pelo açúcar e ácido dos alimentos, reduz a placa bacteriana e ainda evita o acúmulo de tártaro nos dentes. Com todos esses cuidados, você terá uma noite de sono muito mais tranquila e reparadora.

 

Fonte: Minha Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.