O poder da maçã

Rica em vitaminas, sais minerais e fibras, a fruta facilita a digestão e ajuda a prevenir doenças

“Uma maçã por dia mantém o médico distante”. Este famoso ditado norte-americano pode parecer exagero, mas o consumo da fruta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, a maçã é fonte natural de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

A fruta concentra grade quantidade de fibras, substâncias antioxidantes e vitaminas do complexo B, C e E. Ela contém vários minerais como potássio, fósforo, magnésio, enxofre e ferro. Além disso, tem poucas calorias: uma maçã com peso médio de 130 gramas possui apenas 75 calorias. O ideal é consumir a maçã com casca, pois é nela que se concentra a maior parte dos nutrientes. Mas cuidado, pois a casca também pode acumular agrotóxicos e pesticidas. Por isso, lave muito bem o alimento.

O consumo de maçã também é indicado para quem tem diabetes. Ela possui substâncias que ajudam a controlar a glicemia e os níveis de insulina no sangue. Outra vantagem é que ela reduz o colesterol e protege o coração. A fruta ainda estimula o funcionamento do sistema nervoso, melhora a memória, evita complicações como o AVC e previne o aparecimento do Mal de Parkinson e Alzheimer.

ALIADA DA DIETA

O consumo de maçã é indicado para quem precisa perder peso. A fruta é rica em fibras que ajudam no emagrecimento e funcionam como um inibidor de apetite natural. O organismo demora em conseguir digerir essas fibras por completo, o que faz com que elas permaneçam mais tempo no nosso estômago. O resultado é a sensação de barriga cheia.

A maçã verde é uma variedade da fruta, também conhecida como Granny Smith. A composição é muito parecida com os outros tipos de maçã, mas ela possui menos açúcares e mais fibras. Incluir a maçã na sua dieta também traz benefícios para a pele e para os cabelos. Ela é rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, a flacidez e o aparecimento de rugas. Outra vantagem é que ela contém substâncias que estimulam e aumentam o crescimento dos fios de cabelo.

A lista de benefícios da maçã para a nossa saúde é extensa e variada. Suas vitaminas e nutrientes já mostraram que são capazes de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma dieta equilibrada deve incluir de três a quatro porções de fruta por dia. Não tem desculpa para deixar a maçã de fora! Lembre-se que quanto maior a variedade de frutas, maior a variedade de nutrientes que você estará ingerindo.

DENTES PROTEGIDOS

Os nutrientes da maçã agem diretamente nas bactérias que causam a cárie e ajudam a proteger os dentes. Para quem tem asma ou outras doenças respiratórias, os agentes antioxidantes presentes na fruta melhoram a capacidade pulmonar. Com ação adstringente, a maçã age na limpeza da garganta, a laringe e as cordas vocais.

COMO INCLUÍ-LA NA SUA ROTINA

Além de ser extremamente saborosa, a maçã é uma fruta muito versátil e pode ser consumida de diversas formas:

1) Cozida ou assada – combate problemas gastrointestinais, vômitos e diarreia;

2) Crua com casca – ajuda a diminuir o apetite e a regular o intestino;

3) Crua sem casca – indica para prender o intestino;

4) Suco – hidrata regula o intestino e diminui o apetite;

5) Desidrata – é um excelente petisco e pode substituir os salgadinhos industrializados;

6) Chá – melhora  a digestão e alivia a prisão de ventre.

A fruta também pode ser usada em bolos, tortas e geleias. Além disso, o vinagre de maçã é uma ótima alternativa para acrescentar sabor e nutrientes às saladas.

 

Fonte: Revista Ofertão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.