Um dia na realeza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com mais de cinco séculos de história, o Palácios de Versalhes já foi o centro do poder na França e, hoje, é um dos mais importantes museus sobre a história do país.

Localizado a pouco mais de 20 quilômetros de Paris, o Palácio de Versalhes impressiona por sua beleza e imponência. O magnífico portão de ouro na entrada do palácio avisa ao visitante que este não é um lugar qualquer. Durante séculos, esta foi a residência oficial de reis e rainhas da França. Hoje, ele é um museu aberto ao público e, apenas em 2017, recebeu a visita de mais de 7 milhões de turistas.

Quando você entrar no Palácio de Versalhes, uma das primeiras coisas que vai encontrar são placas indicando o caminho que deve ser percorrido pelos turistas e quais áreas podem ser visitadas. Afinal, são 2.300 cômodos e mais de 63.000 metros quadrados de área construída. Como é de se esperar, a decoração de todos os espaços é luxuosa, com muito ouro e cristais. Não é nenhuma surpresa que os aposentados privados do rei e da rainha estão entre os lugares mais interessantes para se visitar no palácio. Entrar no quarto de rei era um privilégio reservado para os poucos membros da realeza que eram convidados a acompanhar as cerimônias de despertar ou de dormir. Os aposentos também incluíam sala para visitas, espaço para leitura, biblioteca e local para refeições.

Aproveite para passear no exterior do palácio e conhecer os famosos Jardins de Versalhes. Eles ficam ainda mais incríveis se o dia estiver ensolarado e os canteiros floridos. Talvez o mais impressionantes seja que os jardins se revelam aos poucos, à medida que você vai caminhando pelos canteiros, bosques, lagos, fontes, vasos e estátuas. A cada passo que se dá, surge uma nova paisagem ainda mais impressionante que a anterior. Nos poucos locais em que é possível ter uma visão geral dos Jardins, você perceberá o cuidadoso trabalho de simetria e perspectiva.

Nos Jardins de Versalhes, é possível comprar tickets para o trenzinho ou alugar um carro elétrico e visitar as propriedades do Trianon. Esses palácios foram construídos para que o rei tivesse mais privacidade e pudesse fugir das formalidades e das regras de etiqueta da corte francesa. Não era raro que ele permitisse que as suas amantes preferidas vivessem lá. O Grande Trianon impressiona pela sua fachada toda em mármore e pelo seu interior igualmente luxuoso. Não deixe de conhecer a Aldeia da Rainha, que fica logo ao lado do Pequeno Trianon. Era neste pequeno vilarejo rural que Maria Antonieta se refugiava para viver como uma camponesa, longe do requinte do Palácio de Versalhes.

A CONSTRUÇÃO DE VERSALHES

Foi o pai do Rei Sol, Luís XIII, que esteve nas origens da instalação da realeza em Versalhes. Era nesta zona florestal e pantanosa que o jovem rei caçava com seu pai Henrique IV. Mais tarde, desejando se distanciar de sua mãe, Maria de Médici, Luís XIII preferiu passar seu tempo em Versalhes. Um primeiro palácio foi aí construído em 1623 para acolher o rei quando ele desejasse caçar. O domínio foi expandido em 1631 para neste momento ser decorado com jardins à francesa e adaptado para os passeios reais. Durante os reinados dos reis Luís XIV, Luís XV e Luís XVI, o Palácio de Versalhes foi uma residência real constantemente em obras, tais como as anexações nos jardins e o aperfeiçoamento do parque. Além disso, obras no interior do palácio continuaram a ser executadas tanto para refazer a decoração e agradar assim uma nova rainha, quanto para concluir grandes projetos como a Ópera Real ou ainda a Capela Real.

OBRA-PRIMA DA ENGENHARIA

O esplendor do Palácio de Versalhes também pode ser visto na Capela Real. Ela usou recursos de arquitetura que eram novidade na época, como as grandes janelas, o formato oval e os dois pavimentos. Foi na Capela Real que o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta se casaram. Depois da cerimônia religiosa, um grande banquete foi servido na Ópera Real. O espaço é uma verdadeira obra-prima da engenharia. Um complexo sistema de pisos móveis permite que o local seja usado tanto para apresentações de teatro como para salão de bailes.

COMO CHEGAR

O Palácio de Versalhes fica apenas a duas quadras da estação de trem Versailles Rive Gauche. Se está hospedado em Paris, a melhor opção é o RER C, que também passa pela Torre Eiffel e pela Catedra de Notre Dame.

Fonte: Revista Ofertão