Jericoacoara (CE)

A “cordilheira de dunas” de Jericoacoara atrai quem quer paz, diversão e muitos amigos

Esta pequena aldeia de pescadores a 330 quilômetros de Fortaleza-CE, perdida entre dunas e cenários cinematográficos de lagoas de águas cristalinas e coqueirais, começou a despontar como destino turístico a partir dos anos 70. Até hoje apresenta resquícios deixados pelos hippies, e o turista que se dirigir para lá sozinho pode ter certeza de que irá fazer novos amigos e passar bons momentos junto à natureza.

Aliás, é preciso gostar muito de natureza para estar ali. Mas, afinal, quem é que não gosta? Jericoacoara é uma Área de Preservação Ambiental – Parque Nacional e, por este motivo, possui uma infraestrutura limitada em certos aspectos. Por exemplo: não existem estradas de acesso nos últimos 15 quilômetros para a praia, e a única maneira de chegar lá é por trilhas, a bordo de veículos 4×4.

As principais atrações do local são a Duna do Pôr do Sol – onde as pessoas costumam assistir o entardecer com o sol se pondo no mar – e o passeio à Pedra Furada, o grande arco de pedra esculpido pelo tempo. No topo, o Serrote: o monte mais alto da região, com 98 metros de altura. E o Farol de Jericoacoara, que serviu de cenário para o filme “A Ostra e o Vento”.

E, para quem pensa que um lugar assim faz o visitante dormir com as galinhas, um consolo: é possível passar dias em Jericoacoara sem saber ao certo quando a festa terminou. Reggae, mpb e forró embalam quem não resiste a um agito.

Como chegar:

Saindo de Fortaleza, o motorista deve pegar a CE-085 (Estruturante). Em aproximadamente seis horas chega-se ao centro do município de Jijoca de Jericoacoara – a um pouco mais de 20 quilômetros de Jeri, para onde todos partes em buggies, carros 4×4 ou jardineiras.

Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/jericoacoara-ceara/n1597227507343.html