Porto de Galinhas (PE)

Piscinas naturais, águas mornas e frutos do mar fresquinhos são o ponto alto

Porto de Galinhas está a cerca de 60 km de Recife , Pernambuco , e possui 18 km de litoral que satisfazem tanto quem busca águas tranquilas quanto aqueles que vão, com suas pranchas, atrás de ondas agressivas que se quebram em arrecifes. Como não poderia deixar de ser, a água, o sol, a praia e os frutos que vêm do mar são os principais atrativos da cidade.

Destacamos alguns para você ver como vale a pena passar pelo menos uma semana imerso neles.As jangadas no mar de Porto de Galinhas quase não balançam. As águas calmas, mornas e translúcidas refletem a tranquilidade daquele trecho de litoral pernambucano. Apesar de os turistas já terem chegado em peso à região, ainda existe uma paz intocada ali, especialmente nas praias mais afastadas do centro, tanto ao Norte quanto ao Sul.

MURO ALTO

No extremo Norte do litoral de Porto de Galinhas está Muro Alto, praia de ondas um pouco mais fortes e areia grossa, batida. Não há bares, restaurantes e nem um centro comercial ali, bem como hotéis ou pousadas populares. Muro Alto é uma praia desfrutada quase que exclusivamente pelos donos de imponentes casas de veraneio à beira-mar e hóspedes de resorts e hotéis de luxo instalados ali. Chega-se a Muro Alto em carro ou moto .

CUPE

Point de surfistas e com grande correnteza, esta praia vem logo após Borete. A água de Cupe é limpa e cristalina, com pedras e conchas ao fundo. Uma longa barreira de arrecifes ajuda a formar piscinas naturais com a maré baixa, represando as águas em “lagos” morninhos, excelentes para quem gosta de ficar imerso, aquecendo-se ao sol.

PONTAL DE MARACAÍPE

Esta praia está no extremo Sul de Porto de Galinhas e conta com uma enorme piscina salobra de águas cristalinas, pequenos peixes, bancos de areia e manguezais formados no encontro do rio Maracaípe com o mar. É bastante frequentada por famílias com crianças.

PASSEIO DE JANGADA

Quase não há pescadores em Porto de Galinhas. Os que trabalhavam na pesca, atentos à lucratividade do turismo, aposentaram as redes e se ativeram aos remos da jangada. Aqui e ali vêm-se jangadeiros levando turistas em suaves passeios mar adentro até piscinas naturais onde é possível nadar em meio a cardumes coloridos.

PASSEIO DE BUGUE

Na rua Caraúna, próximo às piscinas naturais, há dezenas de bugueiros oferecendo passeios. Em geral, o roteiro passa por algumas praias ao Norte e ao Sul de Porto de Galinhas. É o chamado “passeio de ponta a ponta”. Pechinche muito antes de fechar um pacote, porque sempre é possível conseguir um preço melhor, já que a concorrência é grande. Nunca aceite a primeira ou a segunda oferta. A partir da terceira, você pode começar a pensar.

PASSEIO DE BICICLETA

Quem gosta de pedalar pode aproveitar os 11 km de uma ciclovia lisa e confortável entre as praias de Porto de Galinhas e Muro Alto, passando por Borete e Cupe. Só fique atento para não sair em horários de sol forte. Não esqueça de levar chapéu, óculos escuros, protetor solar e muita água.

ILHA DE SANTO ALEIXO

Fica a 12 km de Porto de Galinhas. É uma ilha pouco explorada, onde só é possível chegar por meio de pacotes comprados em uma das dezenas de agências de turismo que ficam no centro de Porto. Santo Aleixo é uma ilha de formação vulcânica e atrai turistas que buscam suas águas límpidas e calmas e suas piscinas naturais ótimas para mergulho livre. A ilha não possui qualquer estrutura turística, portanto, leve água e comida.

PRAIA DOS CARNEIROS

Esta praia fica mais longe, a 24 km de Porto de Galinhas e pode ser considerada uma das mais belas do litoral pernambucano . Cercada por imensos coqueiros, manguezais e com areia branca finíssima. As águas de Carneiros são mornas e transparentes. É ali que se dá o encontro das águas do rio Formoso com as águas do mar. Apesar de possuir restaurantes à beira-mar (poucos) e receber centenas de turistas todos os dias, a praia ainda é bem conservada e limpa. Vale a pena passar um dia inteiro nela.

ENGENHO CANOAS

Visitar o Engenho Canoas é uma viagem no tempo. Fundado em 1786, ainda produz cachaça e rapadura artesanalmente, e conta com a casa grande e uma réplica da senzala que existia ali no século 18. Além da visita às dependências do engenho, é possível degustar cachaça de sabor adocicado e suave. O melhor jeito de chegar lá é por meio de um mototáxi. Fica a 9 km do centro de Porto de Galinhas.

Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/o-melhor-de-porto-de-galinhas/n1597203866736.html