Enxaqueca – o que provoca essa dor de cabeça forte?

As crises de enxaqueca podem durar de 3 a 72 horas. Ela é um tipo de dor de cabeça (cefaléia) pulsátil em um dos lados do crânio, podendo acontecer até mesmo nos dois lados simultaneamente.

Apenas 2% a 10% dos homens possuem enxaquecas, já nas mulheres esse índice é bem maior e chega a 25%! A dor pode se agravar e ser inclusive um dos sintomas no período da menopausa, que é conhecido por ser a fase da vida em que as mulheres se tornam inférteis.

A enxaqueca é predominante nas pessoas entre 25 e 45 anos. A dor pode vir acompanhada de náuseas, vômito, fotofobia e fonofobia. As causas ainda são desconhecidas, sabe-se que acontece devido à alterações químicas no cérebro. Mas alguns fatores podem dar origem ou piorar as crises:

ATIVIDADE FÍSICA INTENSA

Até mesmo algo que faz bem para a saúde pode desencadear uma crise de enxaqueca. É importante ressaltar que a atividade física não é a causa do problema em si. As dores só acontecem em pessoas pré-dispostas e com o desequilíbrio químico em seu cérebro. Mas a prática de exercícios intensos pode fazer surgir uma nova crise.

ALTERAÇÕES DRÁSTICAS NO CLIMA

É comum que a causa das crises estejam associadas à mudanças de clima. Se você vive em uma região quente e nota que toda vez que a temperatura desce e o tempo fecha fica com enxaquecas, é melhor evitar sair nesses dias e se proteger do frio.

CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICAS

O álcool sempre deve ser evitado em excesso, mas quem sofre de enxaqueca pode ter dores com pequenas doses. Dentre todas as bebidas alcoólicas o maior vilão é o vinho. Apenas uma taça já pode desencadear as crises.

BARULHOS E ODORES FORTES

Ficar muito tempo em locais com música alta, o ruído da cidade, usar fones de ouvido no volume máximo podem ser a causa das dores. Cheiros muito fortes, como por exemplo perfumes muito doces, também não são muito recomendados para quem sofre do problema.

ESTRESSE OU ANSIEDADE

Passar muito tempo preocupado com algo pode te deixar com enxaquecas. A rotina agitada é um vilão para quem está propenso a ter essas dores de cabeça. Tente se manter relaxado e calmo para não dar início a novas crises.

ALIMENTAÇÃO

Alguns alimentos que você consome na sua dieta podem ser a causa da enxaqueca. Os principais deles são aqueles que estimulam o sistema nervoso central, como cafés e álcool, e alimentos com muitos aditivos artificiais.

MUDANÇAS NO SONO

O recomendado é dormir 8 horas por dia. Mas muita gente acaba dormindo bem menos que isso. A insônia também atrapalha as horas de sono. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é só dormir pouco que causa enxaqueca, dormir de mais também pode desencadear o problema.

MENOPAUSA

Para algumas mulheres as crises de enxaqueca podem melhorar durante a menopausa, já para outras o problema chega a piorar 60%. Pesquisas feitas mostraram que as mulheres na pré-menopausa e na menopausa possuem dores de cabeça mais frequentes do que aquelas no período fértil.

Caso isso ocorra com você, é preciso marcar uma consulta com seu médico ginecologista ou endocrinologista para ajustar o seu remédio de enxaqueca. Muitos aconselham o uso de hormônios para diminuir os sintomas.

É preciso conversar bem com seu médico para saber dos riscos e se vale a pena ou não fazer o tratamento de reposição hormonal. Já se sabe que ele está ligado à casos de câncer e podem fazer muito mais mal do que bem para o corpo.

Fonte: http://www.portalparamulher.com/enxaqueca-causas/