Felicidade in natura

Conheça os alimentos que estimulam a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias responsáveis pelo bem-estar

Apesar de o bom humor ser um estado de espírito, é possível manter esse sentimento de alegria, turbinando a dieta com alimentos especiais. Consumidos diariamente, eles aumentam a produção dos neurotransmissores, que dão sensação de felicidade. Confira a lista que preparamos com os 13 alimentos mais importantes desta categoria.

Chocolate
Contém polifenóis que causam efeito estimulante. Além disso, possui magnésio que, segundo alguns estudos, atua beneficamente na redução dos sistemas da tensão pré-menstrual (TPM).

Banana
Rica em triptofano, magnésio, carboidratos do bem, potássio, vitaminas do complexo B e biotina, a fruta agre no cérebro e pode diminuir os sintomas da depressão, proporcionando mais energia.

Espinafre
O maior representante do consumo do espinafre é, sem dúvidas, o personagem Popeye, que sempre fica mais forte quando come o alimento nos desenhos animados. “As folhas verdes possuem clorofila que desintoxicam o corpo. Ainda possuem ácido fólico e vitamina B, que operam no sistema nervoso, contribuem na formação de serotonina e no combate ao estresse”, afirma a nutróloga Ana Valéria Ramirez.

Alface
Seu efeito calmante, que ocorre por conta da lactucina, localizada no talo, proporciona dias mais tranquilos e noites bem dormidas, sem insônia.

Ovo
“A gema do ovo é o alimento que contém maior quantidade de colina. Ela melhora a memória e o raciocínio, e dá um ‘up’ na coordenação”, diz Ana Valéria.

Leite Fermentado
Os lactobacilos vivos presentes neste alimento equilibram a flora intestinal e evitam a constipação ou diarreia.

Café
A bebida que não sai da mesa dos brasileiros contém a cafeína, que é um estimular do sistema nervoso central que atua no ritmo respiratório e funciona como diurético.

Aveia
“o grão é rico em aminoácidos, que têm a função de liberar a serotonina no cérebro, amenizado os sintomas de depressão, ansiedade e insônia”, conta a nutróloga.

Arroz Integral 
A especialista esclarece que a vitamina B1 está presente na camada externa do arroz integral, que é muito importante para o sistema nervoso.

Laranja e Acerola 
“Todos os alimentos fontes de vitamina C são bons para o humor. Eles previnem danos às células nervosas, acalmam e proporcionam relaxamento muscular”, explica. O ideal é consumir as frutas in natura, pois no suco elas podem perder nutrientes.

Frutos do mar
Os minerais zinco e selênio dão uma mãozinha a mais para o bom humor. O selênio trabalha contra a fadiga do músculo e a fraqueza. O zinco reduz o cansaço e sensação de desânimo. Ricos em ômega 3, eles auxiliam na redução dos triglicérides e do colesterol ruim.

Mel
A glicose presente na composição do mel leva a sensação de prazer, devido à liberação da serotinina. O potássio e cálcio também presentes possuem ação contra a depressão e reduzem a irritação daqueles dias mais difíceis.

Vilão ou mocinho?
Apesar dos carboidratos serem considerados vilões, aqueles que não são provenientes dos alimentos industrializados podem ser utilizados de forma saudável à mesa. “Eles são boas fontes de energia e glicose, necessárias para ativar os neurotransmissores do corpo. Os carboidratos são transformados em glicogênio, uma substância essencial na produção da serotonina, o hormônio da felicidade”, afirma a nutróloga Ana Valéria Ramirez. Segundo ela, quando o carboidrato é associado ao ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio, ele é potencializado e ajuda a melhorar até a TPM nas mulheres.

Fonte: Revista Digital Drogarias Ofertão