Saiba como escolher o protetor solar ideal para a sua pele e veja o que usar neste verão

Por Duda B. Padilha

Em spray, creme e gel, toque seco ou com cor. Conheça as opções

O verão vem aí e, no desespero por uma corzinha, a gente acaba correndo para a praia sem filtro solar ou trocando o protetor pelo bronzeador. Toda mulher já passou por isso, mas deixar o bloqueador de lado, faz com que a pele fique vermelha e descasque, levando embora aquele tão sonhado bronze. Sem falar nas manchas que isso pode causar e no envelhecimento cutâneo precoce, que causa rugas.

Por outro lado, tomar sol é muito importante. A falta de exposição à luz solar pode causar deficiência de vitamina D, que é essencial para o corpo. “A falta da vitamina D aumenta o risco de doenças imunológicas, como esclerose múltipla, artrite reumatóide e lúpus, e, durante a gestação ou na infância, aumenta o risco de o indivíduo desenvolver diabetes tipo 1”, conta Karla Assed.

O filtro solar é, portanto, inevitavelmente o seu melhor amigo no verão. É ele que vai permitir que você pegue sol sem exagerar e aproveite o melhor dos dois mundos: ficar bronzeada e ainda por cima absorver toda vitamina D que o seu corpo necessita. “O fator mínimo de proteção solar é 30, mas ele deve aumentar de acordo com o fototipo”, explica Karla Assed.

Os fototipos I e II são aqueles de peles muito claras, que só fica vermelha e não bronzeia, e para elas o ideal são os protetores com FPS 60 ou acima. Os fototipos III E IV se caracterizam pela pele mais morena. Nesse caso, opte pelo FPS 50 no início do verão e diminua para o FPS 30 mais para o fim da estação, quando a pele já estará mais queimada. Os fototipos V e VI são aqueles de peles escuras, que não têm risco de queimadura, mas precisa ser protegida para evitar o câncer de pele com o FPS 30.

Na hora de escolher o filtro solar as opções são as mais diversas, tem até para ser bebido. É isso mesmo, o Harmonised H20 UV promete bloquear 97% dos raios UVA e UVB, segundo a empresa americana Osmosis Skincare, que fabrica o produto. Mas essa ainda não é a melhor opção. “Um protetor pode ser químico (composto por substâncias químicas que vão absorver as radiações solares impedindo que elas causem danos à pele) ou físico (composto por substâncias que agem como barreira impedindo o contato das radiações com a pele)”, esclarece a dermatologista.

Em spray, creme e gel, oil free e oil control, toque seco ou não, que não sai na água ou com cor, são muitas opções. Pensando nisso, separamos algumas novidades do mercado que prometem ser suas melhores opções neste verão. Escolha uma e vá à praia sem medo de se bronzear.

A textura fluida e a coloração universal se adapta a qualquer tipo de pele, mas não tem efeito de base. O protetor bloqueia a pele do sol com filtro e cor, sendo assim mais eficiente, além de possuir o ativo Artemia salina, que ajuda a aumentar as defesas da pele.

 

Fonte: http://gnt.globo.com/moda-e-beleza/materias/saiba-como-escolher-o-protetor-solar-ideal-para-sua-pele-e-veja-o-que-usar-neste-verao.htm