Correr com bem-estar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O número de atletas amadores vem crescendo e, com eles, a procura por clínicas de fisioterapia. Saiba os cuidados que você precisa ter para evitar lesões durante corridas e caminhadas.

Que atire o primeiro tênis de corrida quem não colocou em suas resoluções de Ano Novo que seria fitness em 2018. Em busca de um corpo mais magro e de maior qualidade de vida, muitas pessoas estão aderindo à corrida e à caminhada. Entretanto, se esses exercícios não forem praticados com os devidos cuidados, podem trazer mais prejuízos que benefícios para a saúde.

De acordo com o Ministério do Esporte, 60% das pessoas que praticam algum esporte escolheram a corrida e a caminhada como suas atividades físicas favoritas. É nítido que há mais pessoas praticando exercícios, principalmente corrida de rua. O problema é que elas reservam apenas o fim de semana para isso. O aumento no número de atletas amadores está acompanhado do crescimento da procura por clinicas de fisioterapia. Em São Paulo, alguns estabelecimentos observaram um aumento de 50% no movimento. A explicação é simples: a musculatura não está acostumada, lesões nos músculos e tendões são comuns.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte alerta que o maior risco é para o coração. Durante a atividade física, tecidos e órgãos precisam de mais oxigênio e exigem que o coração bombeie mais rápido. Como o condicionamento cardiorrespiratório não está adequado, o esforço intenso pode causar infarto e até morte súbita. Corridas e caminhadas mais prolongadas aumentam em até oito vezes o risco de parada cardíaca, quando praticadas sem regularidade. A recomendação é que pessoas com idade entre 19 e 65 anos façam 50 minutos de atividade aeróbica moderada ou 30 minutos de exercícios intensos, três vezes por semana.

Se, mesmo sabendo de todos os riscos, você decidiu começar a caminhar ou correr, é hora de tomar alguns cuidados para evitar problemas. O primeiro passo é escolher um tênis de corrida adequado. Eles estão divididos em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. A escolha correta vai depender do seu tipo de pisada, do formato do seu pé, do terreno onde você treina, seu peso, o ritmo em que você corre e também do seu condicionamento físico. Para atletas iniciantes, o ideal são os tênis com um bom sistema de amortecimento.

Preste atenção se as costuras não estão apertando e se a parte de trás é bem macia. Os dedos não devem tocar na ponta do tênis, pois essa parte do calçado não cede. O ideal é uma distância entre um centímetro e um centímetro e meio. No calcanhar, o solado deve ter no mínimo dois centímetros de altura para evitar calos. Também é importante saber o momento de aposentar o seu companheiro de corridas. Os tênis devem ser trocados entre 560 e 880 quilômetros de uso. Mesmo que pareçam novos, eles podem estar com o sistema de amortecimento comprometido.

Não subestime o potencial de um bom alongamento. Ele melhora a flexibilidade dos músculos, a movimentação das articulações e prepara o corpo para a atividade física. Comece com caminhadas leves e rápidas, de no máximo 30 minutos. Aos poucos, vá aumentando a intensidade, a duração do exercício e intercalando com corridas. Mesmo quando você já estiver adaptado, é interessante começar a corrida com uma caminhada para aumentar gradativamente o ritmo cardíaco. Pisar corretamente também é fundamental para evitar lesões. Tocar o solo com o calcanhar, um dos movimentos mais comuns, produz um alto impacto que será transferido para o tornozelo e joelho.

O correto é usar o meio do pé, com um movimento rápido, de cima para baixo e da frente para trás. Procure dar passadas curtas e fazer o mínimo de barulho possível enquanto corre. Esse tipo de pisada favorece a absorção do impacto pelo corpo e ainda melhora o rendimento da corrida. Os braços devem fazer movimentos opostos às pernas, formando um ângulo de quase 90 graus. Evite travar os punhos e cotovelos ou deixá-los muito relaxados. Tome bastante cuidado com a postura e lembre-se de olhar para a frente, não para o chão. É quase irresistível olhar para os próprios pés, mas isso sobrecarrega o pescoço e a coluna.

Para encerrar a sua corrida, não se esqueça de fazer uma leve caminhada para baixar aos poucos o ritmo cardíaco ou até mesmo exercícios de relaxamento. Tomando esses cuidados, você vai descobrir que esse esporte pode ser extremamente agradável, ajudando a melhorar o seu humor e aumentar a sua energia e disposição.

 

Fonte: Revista Ofertão