Uma vida mais leve

Como combater o estresse e não deixar que ele comprometa a sua qualidade de vida

Cansaço constante, alterações no humor, falta de interesse, dificuldade de concentração, agitação e preocupação excessiva podem ser sinais de estresse. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele atinge 70% dos brasileiros, sendo que 30% deles sofrem com níveis elevados de estresse. Mesmo sendo tão comum e tão presente na população o estresse ainda é ignorado. Os sintomas acabam sendo deixados de lado e a doença não recebe o tratamento adequado.

Mas, afinal, o que é o estresse? É uma resposta natural do nosso organismo quando se sente ameaçado. Em pequenas doses, o estresse pode nos deixar mais alertas e concentrados. Tudo isso é consequência involuntária do nervosismo diante de uma situação nova. Porém, se a pressão persistir por um longo tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, manifestando-se no organismo de formas patológicas e com sintomas como dores de cabeça e de estômago.

O estresse crônico prejudica o funcionamento do cérebro, diminui a capacidade de aprendizado, aumento os riscos de problemas cardíacos, afeta o sistema imunológico e contribui para o envelhecimento e aumento de peso. Não é raro que pessoas estressadas abusem do álcool, cigarros e drogas para tentar relaxar. Ele também pode estar relacionado a outras doenças, como depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Síndrome do Pânico e Transtorno Por Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Existem maneiras simples de prevenir o estresse, como ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, dormir melhor e ter hábitos saudáveis. Usar menos o celular, aprender novas maneiras de aproveitar seu tempo e cuidar de si mesmo também são boas maneiras de levar a vida de forma mais leve.

Se você está sempre cansado e se sentindo sobrecarregado, talvez seja hora de procurar um médico para um diagnóstico mais completo. Um psicólogo ou um psiquiatra podem ajudar a identificar as causas do estresse e a lidar melhor com a pressão.

Dicas para aliviar a pressão

 

  1. Pratique atividades físicas: exercícios físicos liberam hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Eles também ajudam a liberar endorfinas, que melhoram o humor e funcionam como analgésicos naturais.

 

  1. Reduza a cafeína: chás, cafés, refrigerantes e energéticos são bebidas estimulantes, que podem prejudicar o sono e aumentar ainda mais a sensação de cansaço.

 

  1. Relaxe: Acenda um incenso, faça ioga, escute músicas suaves ou qualquer outra atividade que ajude a diminuir o ritmo e a relaxar. Essa também é uma excelente maneira de melhorar a atenção, memória e concentração.

 

  1. Passe um tempo com seus amigos: estar com amigos e familiares melhora o humor e a autoestima. Além disso, uma conversa animada pode ajudar a desviar o foco dos problemas que causam o estresse.

 

  1. Escreva sobre seus sentimentos: escrever o que sente pode ajudar a identificar os fatores estressantes e a lidar melhor com eles. Não se esqueça de anotar também os fatores positivos. Na hora do estresse, eles podem ajudar a mudar o foco.

Fonte: Revista Ofertão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.