Harmonia entre corpo e a mente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça os benefícios da yoga no fortalecimento do corpo físico, emocional e espiritual.

Os primeiros registros da prática de yoga são de 7 mil anos atrás, mas desde a década de 60 não se via tanto interesse pela técnica nos países ocidentais. Apenas nos Estados Unidos, o número de praticantes chega a 15 milhões de pessoas. Há quem realmente a abrace como uma verdadeira ideologia, já outros apenas como um método de atividades físicas que pode contribuir para o bem-estar. De um jeito ou de outro, ela está cada vez mais presente em academias de ginástica, centros especializados e até mesmo em empresas, escolas e hospitais.

Com origem na Índia, o nome yoga vem do sâncrito, uma das línguas faladas no país, e significa união. Seus ensinamentos fazem parte da religião indiana e trazem consigo muita da cultura milenar do país. Ela ficou conhecida no Ocidente pelas suas posturas, chamadas de asanas, e pelas técnicas de meditação. A prática trabalha o equilíbrio, a concentração, o controle da respiração e dos movimentos do corpo.

A yoga é considerada uma filosofia de vida por quem tem como objetivo se reconectar à sua própria essência. Eles acreditam que ela deve ser praticada 24 horas por dia, unindo o corpo e a mente para melhorar as relações humanas e a qualidade de vida. Os adeptos das versões mais modernas, aquela presente nas academias de ginástica, enxergam os benefícios terapêuticos da prática para aumentar a flexibilidade e o alongamento do corpo. Eles frequentam as aulas em busca de saúde e boa forma ou simplesmente para relaxar.

Praticada por homens e mulheres, ela pode ser feita em todas as idades. Além das academias de ginásticas e centros especializados, a yoga também é praticada em empresas, hospitais e escolas para acalmar e aliviar as tensões.

Conheça novos tipos de yoga

Com sua crescente popularização, foram surgindo novos métodos e técnicas diferentes. Confira:

1) Power yoga: ela é mais dinâmica do que a versão clássica e a música dita o ritmo dos exercícios, que exigem muita força e equilíbrio;

2) Hot yoga: praticada em uma sala onde os termômetros registram 40°C a garrafinha de água é companhia indispensável;

3) Superyoga: muito parecida com as aulas de ginástica, esse estilo mistura as posturas da yoga clássica com permanências e séries de repetições;

4) Fly yoga: o principal diferencial da modalidade é que as posturas são feitas com a ajuda de tecidos presos ao teto, como nas aulas de circo;

5) Yoga dance: misturada com a dança, inclui etapas com ritmos mais agitados e outras com músicas mais relaxantes;

6) Sup yoga: a modalidade é inspirada no stand up paddle e as posições de permanência e equilíbrio são praticas em cima de uma prancha.

Benefícios da prática milenar

A yoga pode ajudar a combater diversas doenças e melhorar a qualidade de vida. Veja alguns exemplos:

  1. a) Ansiedade: o relaxamento e meditação são úteis para combatê-las;
  2. b) Depressão: a yoga proporciona sensação de bem-estar, o que pode amenizar a doença;
  3. c) Hipertensão: o relaxamento e o controle da respiração ajudam a baixar a pressão arterial;
  4. d) Tabagismo: você aprende a exercer o autocontrole, algo fundamental para quem quer largar o vício;
  5. e) Insônia: técnica trabalha o corpo e a mente e o corpo, proporcionando relaxamento;
  6. f) Câncer: confere disposição para quem está enfrentando a doença.

 

Fonte: Revista Ofertão

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