Viciados em trabalho

Ser workaholic pode comprometer a saúde, os relacionamentos e a qualidade de vida.

Trabalhar até mais tarde todos os dias e não conseguir se afastar do escritório nem mesmo nos finais de semana pode prejudicar a saúde e a carreira. O vício em trabalho, também conhecido pelo termo em inglês workaholic, é uma doença que acomete milhares de pessoas. Durante muito tempo, esse comportamento foi considerado sinônimo de sucesso e ser chamado de workaholic era um elogio. Os problemas surgem quando o vício em trabalho começa a afetar a saúde e a comprometer os relacionamentos.

De acordo com a Associação Internacional de Controle do Estresse e da Tensão (Isma), os workaholics tem 65% mais chances de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, uma pesquisa realizada na Noruega mostrou que distúrbios como déficit de atenção, TOC e ansiedade são mais comuns em que é viciado em trabalho. Para cumprir as jornadas exaustivas no escritório, esses profissionais vivem sob estresse constante, mantém uma dieta pouco nutritiva e não praticas atividades físicas. Esse estilo de vida também prejudica a qualidade do trabalho, pois diminui a concentração e a produtividade.

Ainda não está claro como surge o vício em trabalho, mas é possível que o transtorno esteja relacionado à busca pela aceitação e dificuldade de criar vínculos afetivos. Não é raro encontrar pessoa que trabalham em excesso na tentativa de reduzir sentimentos de culpa ou depressão. O primeiro sinal de alerta é quando você não consegue se desligar do trabalho e não encontra satisfação em outras atividades. No entanto, existem alguns momentos em que é preciso deixar a vida social de lado para se concentrar no trabalho e isso é normal. Mas se você fica nervoso é de pensar em sair do escritório, talvez seja hora de procurar um terapeuta.

Como deixar de ser um workaholic

a) Limite as horas que você trabalha;
b) Não aceite novas funções quando já estiver sobrecarregado;
c) Aprenda a delegar tarefas;
d) Encontre prazer em atividades fora do ambiente de trabalho;
e) Reserve um tempo para cuidar de você, para curtir a família e se divertir com os amigos.

Fonte: Revista Ofertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.