Em paz com a balança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação saudável é o segredo para manter a forma e evitar o efeito sanfona

Comum em pessoas que seguem dietas sem acompanhamento de um profissional ou que não fazem exercícios regularmente, o efeito sanfona é um verdadeiro desastre da dieta! Para que a síndrome de emagrecer e engordar não aconteça com frequência, é preciso tomar alguns cuidados. Se você nunca passou por esta situação, saiba que ela é bem mais comum do que imagina.

Estudos sobre a obesidade revelam que 95% das pessoas recuperam os quilos perdidos em, no máximo, cinco anos. A explicação é simples: assim que a balança marca o peso desejado, a maioria das pessoas volta a comer como antes. A sensação mais comum é que a missão foi cumprida e agora é possível relaxar. Voltar a engordar é ainda mais comum após dietas muito restritivas e que não envolvem a mudança de hábitos alimentares. O nosso cérebro percebe a perda de peso como sinal de perigo e, imediatamente, cria formas de aproveitar ao máximo as calorias dos alimentos, gastar menos energia e ativa a vontade de ingerir comidas ricas em gorduras e açúcares.

Você pode estar pensando que basta iniciar uma nova dieta para a pessoa voltar a emagrecer. Na verdade, não é tão simples assim. Na verdade, não é tão simples assim. Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, uma das revistas científicas mais prestigiadas na área da medicina, mostra que o efeito sanfona é muito perigoso para a saúde. Engordar e emagrecer várias vezes aumenta o risco de problemas no coração, principalmente se a pessoa apresenta outros fatores de risco, como níveis altos de colesterol no sangue. Os pesquisadores também encontraram uma relação direta entre a oscilação de peso e o aparecimento de diabetes.

O primeiro passo para fugir do efeito sanfona é ter a consciência de que mesmo após conquistar o corpo dos seus sonhos, você vai ter que continuar controlando a sua alimentação e não pode descuidar do que coloca no prato. A melhor forma de fazer isso é por meio da reeducação alimentar, que aposta na substituição de doces e frituras por alimentos ricos em vitaminas e minerais. Essas mudanças vão acontecendo aos poucos para que o corpo tenha tempo para se adaptar aos novos hábitos, evitando o efeito sanfona.

De olho no cardápio

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), mais 50% da população brasileira está acima do peso. A cada dia surgem novas diretas que prometem eliminar os quilinhos indesejados em pouco tempo. O resultado desses cardápios restritivos é o efeito sanfona. Para fazer as pazes com a balança, você precisa fazer escolhas mais saudáveis. Confira as dicas:

1) Não repita o prato: ao se servir novamente, corre-se o risco de exagerar e comer sem realmente estar com fome.

2) Faça escolhas inteligentes: se a opção for por um prato mais calórico, dispense a sobremesa.

3) Controle as guloseimas: se quiser incluir doces e frituras na sua alimentação, faça isso com moderação.

4) Não abandone a academia: além de colaborar com a perda de peso, os exercícios físicos são indicados para a saúde e bem-estar.

5) Seja fiel: a alimentação equilibrada deve fazer parte do dia a dia. Para manter um corpo magro e saudável, procure fazer refeições balanceadas e nutritivas.

Fonte: Revista Ofertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.