4 dicas infalíveis para planejar as férias perfeitas

Dezembro está chegando e muita gente começa a planejar as férias. É o momento de curtir a família, se divertir, descansar e recarregar as baterias para o próximo ano. Mas para que as férias dos sonhos sejam prazerosas sem comprometer o orçamento da família, um bom planejamento é essencial. Seguindo estes 4 passos, é possível se organizar e ter o controle das suas férias, aproveitando mais e gastando menos.

 

1 – Planeje-se financeiramente

Planejar as férias com antecedência faz toda a diferença na hora de realizar a viagem dos sonhos. Poupando um valor mensal, mesmo que pequeno, é possível se programar sem desequilibrar o orçamento da família, desembolsando todo o valor das férias de uma só vez, além de permitir negociar descontos mediante pagamento à vista ou até cobrir os gastos com passeios, compras e presentes para não se endividar ao final da viagem.

 

2 – Faça o seu roteiro

Crie um roteiro com tudo o que deseja em suas férias: aonde ir, ficar e comer, quais atrações visitar etc. Ele será, literalmente, o seu guia principal. Com o roteiro, você terá as informações necessárias para estimar o orçamento das férias, a principal ferramenta de planejamento para que as finanças fiquem em ordem. Uma vez definido o roteiro será possível transformar em números todos os desejos e aproveitar as férias sem surpresas desagradáveis.

 

3 – Defina o orçamento

Na definição do orçamento devem ser estimados todos os custos das férias, registrando tudo o que é pertinente: gastos com transporte (passagem, combustível, estacionamento, pedágio etc.), hospedagem, ingressos para as atrações, alimentação, compras e uma reserva para emergências, que não pode faltar. Inclua tudo, não deixe nada de fora. Ao levantar todos os gastos será possível estimar o custo total e, caso as despesas estejam acima ou abaixo do que se pretende gastar, voltar ao roteiro e promover alterações. Dessa forma, você poderá definir o orçamento para cada conta e se manter fiel a ele durante a viagem. Junte a família neste exercício para que todos contribuam, garantindo o sucesso do planejamento das férias.

 

4 – Monitore os gastos

Durante a viagem, monitores os gastos. Uma vez definido o orçamento para cada conta, basta acompanhar se o valor planejado está sendo cumprido em cada uma delas. Aqui vai uma grande dica para quem tem dificuldades estabelecer limites utilizando o cartão de crédito: ande com o dinheiro contado! Leve apenas o dinheiro planejado no orçamento das férias e deixe o cartão de crédito para uso exclusivo em emergências. Para facilitar o controle, você pode inclusive utilizar envelopes para separar o dinheiro de cada conta (transporte, hospedagem, compras etc.). Assim, o dinheiro não se mistura e você terá a certeza de gastar exatamente aquilo que planejou, pois, quando acabar, acabou.

 

Planeje suas férias e seja feliz!

 

Fonte: Organizze

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.