O poder da vitamina D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cientistas estão descobrindo o potencial da vitamina D para tratar doenças como esclerose múltipla, autismo, esquizofrenia, bipolaridade, demência e Alzheimer.

Atualmente, passamos o dia todo em locais fechados como escritórios, shoppings, em casa ou em locais de trabalho diversos. O pouco sol que tomamos é durante o trajeto de ida para o trabalho e, às vezes, durante o almoço. Essa exposição, no entanto, muitas vezes é feita como o uso de filtro solar. E é essa soma de fatores que está fazendo grande parte da população sofrer de deficiência de vitamina D.

Fundamental para a manutenção do tecido ósseo, absorção do cálcio pelo organismo e fortalecimento de ossos e dentes, a falta de vitamina D causa doenças como o raquitismo na infância e osteoporose na velhice. De acordo com estudos recentes, esquizofrenia, bipolaridade, autismo, demência e Alzheimer podem ser evitados ou atenuados também com a vítima.

Ela também atua no sistema imunológico e pode ser usada para tratar doenças autoimunes como artrite reumatoide, psoríase, lúpus e esclerose múltipla e ainda reduz 50% a possibilidade de complicações na gravidez.

Saiba mais

A vitamina D foi descoberta em 1922 e trata-se, na realidade, de um pré-hormônio que pode ser sintetizado pelo organismo. Embora seja bem diferente das outras vitaminas conhecidas, o nome pegou. Existem alimentos que contém vitamina D, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, ovo, leite, queijos e cogumelos. Entretanto, a principal fonte de substância é a luz solar.

Sol na medida

O problema é que além de estarmos passando cada vez menos tempo ao ar livre, usamos cada vez mais protetor solar. A boa notícia é que você não precisa passar horas no sol sem protetor solar. Em geral, estima-se que 5 minutos por dia durante o verão e 15 minutos por dia durante o inverno já são suficientes, mas esses valores não são uma regra. A dose diária de sol recomendada para cada pessoa depende da cor da pele, horário, estação do ano e do local onde ela vive.

Cápsulas do bem

Uma boa opção para quem tem pouco tempo livre são as cápsulas de vitamina D. Elas são práticas, econômicas e já possuem a quantidade ideal da substância. Existem ainda opções que combinam diversas vitaminas ou ainda outras substâncias que trazem benefícios para a pele, como o colágeno e elastina. No entanto, o ideal é agir com cautela e equilíbrio. Procure um médico para saber do seu caso. O importante é não ficar sem a vitamina D.

 

Fonte: Revista Ofertão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.