7 Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reaproveitar alimentos é uma das melhores formas de conseguir poupar dinheiro com a alimentação e ainda se tornar uma pessoa de bem com a sustentabilidade do mundo.

 

Estudos já mostraram que 30% dos alimentos mundiais são desperdiçados em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. Assim, toneladas de alimentos poderiam ser reaproveitadas, mas como não ocorre, o Brasil, por exemplo recebeu o título de “País do Desperdício”.

 

Pensando sobre isso, buscando o livro de receitas das avós e outras da internet, fizemos uma pequena seleção de como podemos reaproveitar os alimentos da forma correta e vamos falar também como isso pode ser um fator positivo para as suas finanças pessoais. Acompanhe essa matéria super útil para o seu dia a dia! Veja abaixo:

 

1 – Bife de Casca de Banana

Ingredientes: Cascas de 6 Bananas maduras, 3 dentes de alho, 1 xícara de farinha de rosca, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos e sal à gosto.

 

Preparo: Leve as cascas de bananas e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com sal. Junte as cascas de bananas, bata os ovos como se fossem omeletes. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem. Agora, frite as cascas com óleo bem quente, deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

 

2 – Bolo de Casca de Abóbora

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 3 quartos de xícara de amido de milho, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó. Na cobertura: 4 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar.

 

Preparo: Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire em uma tigela a farinha, amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

 

3 – Pudim de Pão Amanhecido

Ingredientes: 3 pães pequenos amanhecidos, 500 ml de leite, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, raspa de limão à gosto e 1 xícara de chá de coco ralado fresco.

 

Preparo: Corte os pãezinhos em rodelas com aproximadamente 2 centímetros de espessura cada. Distribua as rodelas de pão no fundo do refratário. No liquidificador, bata o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e o coco. Despeje a mistura sobre o pão e asse em banho-maria no forno, preaquecido, por 30 minutos. Espere amornar e leve à geladeira para servir gelado.

 

4 – Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes: 6 maracujás, 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água.

 

Preparo: Lave os 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. E, se quiser, acrescente canela.

 

5 – Macarrão de talos

Ingredientes: 300 gramas de macarrão parafuso, 4 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de chá de ramos de cenouras, 3 xícaras de chá de talos (brócolis, beterraba, couve) e sal à gosto.

 

Preparo: Em uma panela, doure os dentes de alho inteiros no azeite. Acrescente os talos, os ramos e refogue. Junte o macarrão cozido al dente e verifique o sal.

 

6 – Farofa de Casca de Melão

Ingredientes: 2 xícaras de chá de casca de melão picada, 4 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de cebola picada, 2 dentes de alho picado, 2 xícaras de chá de talos picados, 2 xícaras de chá de suco de casca de abacaxi, 2 xícaras de chá de tomate picado, 4 xícaras de chá de farinha de mandioca e sal à gosto.

 

Preparo: Ferva a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os talos, a casca do melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por fim, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. No caso do suco da casca do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 à 20 minutos.

 

7 – Arroz Brasileirinho

Ingredientes: 1 xícara de feijão cozido sem caldo, 2 xícaras de arroz cozido, 1 xícara e meia de cebola picada, 4 colheres de sopa de margarina, 3 dentes de alho picadas, 4 ovos cozidos, 1 xícara de chá de farinha de rosca, 5 bananas, salsinha picada à gosto e sal à gosto.

 

Preparo: Derreta a margarina, refogue a cebola e o alho. Coloque os ovos, o arroz, o feijão, a farinha de mandioca, a salsinha, o sal e por último as bananas cortadas em rodelas. Mexa delicadamente e sirva. Rende até 4 porções.

 

Fonte: trovoacademy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.