Energia e disposição no prato

 

Dieta rica em vitaminas e minerais colabora para afastar o cansaço e a indisposição, oferecendo o pique necessário para encarar o dia a dia.

O dia ainda está longe de acabar e você já está se sentindo cansada e sem energia? O problema pode estar na sua alimentação. O seu corpo pode estar precisando de vitaminas e minerais, como o ferro e o potássio. Quando mais agitado o seu ritmo de vida, mais o seu corpo vai pedir por alimentos que aumentam a disposição para dar conta de todas as atividades.

O desempenho durante o dia aumenta expressivamente quando o organismo dispõe dos nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Uma das dicas mais importantes é não pular refeições, pois isso obriga o corpo a trabalhar sem nutrientes essenciais. O outro problema é que, quando estamos com fome, ficamos tentados a escolher alimentos menos saudáveis. Abusar de café, energéticos e bebidas alcoólicas é outro erro bastante comum. Essas bebidas oferecem altas doses de energia, mas com efeito temporário. Depois de pouco tempo, o seu corpo vai estar ainda mais cansado do que estava antes. Além disso, esses artifícios fazem mal à saúde e podem causar dependência.

De forma geral, o cansaço extremo é sinal de que a sua alimentação não é muito saudável e que talvez esteja na hora de mudar alguns hábitos. Assim como existem alimentos que dão energia, existem aqueles que roubam a sua disposição. Carboidratos refinados, alimentos gordurosos ou ricos em açúcar refinado podem te deixar desanimada, com sono e dificuldade de concentração. Além disso, eles são os grandes vilões do ganho de peso. Para mandar o cansaço embora é preciso manter uma alimentação saudável e equilibrada. Frutas, verduras e legumes são excelentes opções para aumentar a sua disposição para encarar a rotina estressante. Esse cuidado deve começar logo ao acordar com um…

Café da manhã turbinado

A melhor maneira de manter o pique durante todo o dia é caprichar no café da manhã. Além de ser a primeira refeição após acordar, é ela que vai te deixar com energia para encarar a rotina. O café da manhã deve ser balanceado com proteínas, carboidratos complexos e fibras. Aposte em iogurte naturais enriquecidos com fibras, pães integrais, queijos brancos, frutas e cereais. Uma boa opção é o mamão papaia com aveia, somente de linhaça ou girassol. Evite açúcares e carboidratos simples – presente no pão branco, por exemplo. Esses alimentos fornecem uma alta dose de energia para o organismo, mas são digeridos e absorvidos rapidamente. O resultado é que você vai se sentir com fome e sem disposição logo depois. Os shakes e as vitaminas são uma excelente alternativa para quem acorda sem muita fome ou tem pouco tempo pela manhã. É fundamental não pular esta refeição mesmo com correria do dia a dia, pois além de fornecer energia, isso impede que você sinta uma fome exagerada antes do almoço.

A banana é riquíssima em potássio, ajuda a normalizar a quantidade de água no corpo e a fortalecer os músculos. O açaí é fonte de vitaminas C, B1 e B2, carboidrato e antioxidantes. A cafeína, poderoso estimulante do sistema nervoso, fica por conta do guaraná. Energia não vai faltar com a combinação desses três ingredientes. Frutas cítricas como kiwi, laranja, morango, acerola, mexerica e limão são ricas em vitamina C e antioxidantes.

Sementes e grãos são ótimas opções de snack que vão propiciar muita disposição a quem os consome. Nozes, amêndoas, pistaches e castanhas em geral são fontes de ômega 3, proteína vegetal e antioxidantes. De quebra, possuem magnésio, cobre o selênio, que diminuem o estresse e melhoram a memória. A linhaça e a semente de girassol contêm ácidos graxos, vitaminas do complexo B, ferro e ácido fólico. A aveia fornece fósforo, ferro cálcio, lecitina, vitaminas do complexo B, fibra e ainda ajuda a reduzir o colesterol.

Os vegetais com folhas verde-escuras, como couve, brócolis, escarola e espinafre, são ricos em vitamina A, E e D. Frutas e legumes de cor roxa ajudam a aumentar a disposição e são antioxidantes. Não deixe faltar uva-rubi, beterraba e berinjela na sua casa.

 

Fonte: Revista Ofertão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *