5 dicas simples para aliviar os sintomas da gripe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa época do ano, os casos de gripes e resfriados aumentam muito. Isso porque o vírus sobrevive por mais tempo em temperaturas baixas.

 

Mesmo considerada inofensiva por boa parte da população, a gripe é coisa séria e deve ser tratada. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem por ano em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil.

 

Além de tomar os remédios receitados pelo seu médico, algumas medidas simples podem ser adotadas para combater o vírus da gripe e se recuperar mais rápido. Confira algumas:

 

1.Beba bastante líquidos

 

Ao manter-se hidratado, você alivia muitos dos sintomas, tais como a dor de cabeça e a de garganta. Se a gripe vier acompanhada de febre, beber água é ainda mais importante, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo e prevenir desidratação.

 

2.Faça gargarejos com água e sal

 

Isso vai ajudar a aliviar a dor de garganta, quando for o caso, e a remover o excesso de secreções na mesma.

 

3.Inclua mais alho na sua dieta

 

Estudos mostram que esse tempero pode diminuir a frequência das infecções e aliviar os sintomas mais comuns da gripe. Graças a uma substância chamada alicina, o alho é eficaz no combate aos vírus.

 

4.Coma adequadamente

 

A alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes, é fundamental para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Quando seu corpo está bem nutrido, as chances dele vencer a luta contra o vírus é maior.

 

Por mais que a gripe tire o apetite, é necessário fazer um esforço e consumir frutas e vegetais; cereais; proteínas magras, como ovos, frango e peixe; e gorduras saudáveis, como abacate e margarina livre de gordura trans.

 

5.Descanse

 

O corpo precisa usar toda a sua energia para combater o vírus da gripe, então, nada de se desgastar fazendo atividades físicas. O ideal é tirar um dia de folga do trabalho, escola ou faculdade para se recuperar mais rápido.

 

Fonte: Catraca Livre

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *